quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Base para um bom modelo - RAF

Boas a todos.

Conforme prometido, e atendendo a alguns e-mails, postarei algumas bases magníficas que retratam 3D, em um plano 2D.

O INÍCIO DE TUDO.

Primeiramente, gostaria de retratar um quadro na sala de desenho técnico do meu colégio, ainda na infância, que dizia: "Tudo é desenho e dele damos vida a tudo que se imagina"

Adorava esse quadro acima da porta de entrada da sala do extinto curso de desenho técnico do Bentão (Colégio Bento Quirino - Campinas). Saudades dos Profs. Antonio Carlos, Rury, e demais........

Acredito que sem muitas palavras, estes desenhos irão explicar o que esperamos de um projeto 3D, e acreditem, não há resultado final sem este primeiro passo, pois ele descreve o que esperamos do nosso projeto!
As imagens a seguir transmitem o principal, que precisamos a cada dia estarmos mais aptos a perceber, e que é muito difícil aos primeiros passos.

- Primeiro os traços bem definidos respeitando as devidas proporcionalidades do conjunto, pois a menor preocupação é o "tamanho", mas sim a proporção de seus elementos, para que se tornem membros em equilíbrio de uma peça.

- Segundo a fidelização para com a realidade, passando emoção e sensação de que é verdadeiro!

- Terceiro fator que fecha o contexto, a iluminação que nos remete a imagem de profundidade, volume, ordem, tornando possível diferenciarmos o real do que não é, a um nível de detalhe espantoso quando bem retratado na peça.

Bom, vamos lá!

1º Imagem:
















Perceba os traços e a perfeita harmonia entre os objetos da cena, dado equilíbrio que nos faz imaginar nesta mescla do que já esta formado fazendo parte do real e do que se está formando a partir dos traços do desenho, passando assim sentimento, ou não?


2ª Imagem: Mãos, de Escher
















3ª Imagem:















Iluminação: a alma do negócio.....e se faz vivo com aplicação das cores e sombras! A final o que menos importa é se os braços tem ou não pêlos, certo? Mas repare na textura da pele.....sensações através do desenho, e que fique registrado, em 2D!


Fontes das imagens: Internet, sem autor definido, mas a 1ª imagem está assinada Henrik, se não me engano (marca d`água). Ps.: Deixamos aqui aberto espaço para créditos da ilustração aos seus verdadeiros autores.

Um comentário:

Victor disse...

Queria aprender algumas técnicas de iluminação! Poste alguma mais simples pra gente aí!
Abraço

Quem sou

Minha foto
Campinas, SP, Brazil
Criada com o objetivo de reunir assuntos e pessoas que se interessam na maravilhosa arte de fazer do virtual, uma realidade. Junte-se a essa interessante arte. Comente, poste, indique, Participe!